• Ecommerce

O dilema entre o urgente e o importante.

 

Eis algo que está na rotina de todas as pessoas: saber priorizar as coisas corretas no tempo certo. Em um tempo com tantas LIVES e conteúdo gratuito na frente das telas, é tentador deixar aquilo que precisa ser feito ou que seja importante, para ver a última notícia sobre determinado assunto e se envolver no emaranhado do entretenimento da internet e das redes sociais.

Veja, é importante comer bem, ter uma alimentação saudável e buscar estar com a família na hora do almoço, mas quando se está com fome e correndo para uma reunião, aquele sanduíche ou aquela coxinha supre a necessidade, afinal de contas, de vez em quando atender uma urgência em detrimento do que é importante não vai fazer tão mal assim. Entretanto, se o urgente se torna rotina e todos os dias a refeição é o fast food, o resultado em médio e longo prazo será péssimo.

O foco no futuro e na inovação pressupõe um presente feito de decisões corretas, equilibradas e saudáveis. Do mesmo modo que fazer uma viagem à Grécia exige planejamento, investimento de recursos e tempo e a persistência de não se deixar levar pela adrenalina das urgências, ter foco no futuro significa ser disciplinado o suficiente para estar sempre apto a estudar o mercado, ser proativo, inovador e, com isso, acumular vitórias.

As pequenas atitudes feitas de maneira contínua farão uma grande diferença lá na frente. Um prato de peixe com legumes não garante saúde eterna, mas se comer de maneira mais contínua pode ser que sim. O sanduíche com hamburguer ocasionalmente não vai lhe fazer mal, mas todos os dias, sim. Eis a importância de saber gerir as demandas.

Gestão nada mais é do que isso, saber dividir o tempo entre o urgente e o importante. Se você sabe dividir de maneira equilibrada seu tempo e sua atenção entre estas duas coisas, terá melhor desempenho no gerenciamento de suas atividades.

Infelizmente as pendências do dia a dia acabam consumindo grande parte do tempo e tornam bem difícil achar tempo para se dedicar a prestar atenção nas tendências que o presente aponta. Nos tempos atuais, precisamos ampliar nossa dedicação às tendências, uma vez que elas estão cada vez mais rápidas e afetando diretamente o futuro dos negócios.

Como diz Larry Page, cofundador do Google, “se você não pensa daqui pra frente, fica muito difícil existir daqui pra frente”. Aquilo que é urgente sempre fala mais alto do que aquilo que é importante, então, é necessário se esforçar para prestar atenção no silêncio das tendências. No tempo em que estamos, segmentos inteiros de atividade desapareceram, enquanto outros surgiram e dominaram o mercado. 

A visão curtoprazista instaurada nas empresas da atualidade, preocupadas apenas com as urgências, resultará indubitavelmente em perdas, debilidade e falência. Quem não tem a capacidade de dedicar certo tempo para analisar o hoje e tentar prever para onde está indo o seu mercado, o que estão fazendo seus concorrentes e quais são os anseios do consumidor, corre sérios riscos de quebrar.

Mas a pandemia da COVID-19 não estava prevista. E daí? De certa forma, já estava prevista. Quem acredita na Bíblia e já leu os textos do apocalipse, verá que tudo já estava lá registrado e diga-se de passagem, vai continuar a existir. Não tem nada a ver com religião e sim com um modus operandi em que tudo funciona. Tudo caminha e avança para níveis mais caóticos e desafiadores constantemente, isso é TENDÊNCIA, entretanto as PENDÊNCIAS sempre falarão mais alto e tentarão te absorver tirando sua atenção daquilo que realmente importa. Quer ver? Você já observou as principais atividades e recursos do seu negócio e conseguiu notar como elas já não são tão importantes assim como pareciam antes? Você está adaptando os seus negócios para o novo normal ou continua aguardando que tudo irá voltar a ser como era antes? Hábitos novos, comportamentos diferentes, certamente apontarão para novos produtos e serviços. #ficaadica.

Carlos Schulze

Regna Ventures
Entre em contato!